lang
 
Search
A A A
Estou em:   Notícias > Notícias - Sinpefesp
  |  Entrar

Detalhes


Professor de educação física deverá ter diploma, decide comissão

Untitled Document
Professor de educação física deverá
ter diploma, decide comissão
 
O diploma de licenciatura em educação física poderá passar a ser obrigatório para professores da disciplina. É o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 488/2015, aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) no último dia 2 de julho. O texto seguirá para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para análise em Plenário.

"É uma grande notícia. Sabemos que, hoje, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394, de1996) flexibiliza esse critério para a educação infantil e nos quatro primeiros anos do ensino fundamental. Todavia, a relatora na CE, senadora Leila Barros (PSB-DF), afirma, com nosso apoio, aliás, existir uma relação direta entre a formação condizente e a qualidade das aulas, sustentando ser essencial garantir a formação desses profissionais", comenta o presidente do Sinpefesp e da FEPEFI, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

Segundo repercutiu a Agência Senado, serão excluídos da exigência apenas os professores de escolas rurais e núcleos urbanos com população inferior a 5 mil habitantes, a quem a habilitação será apenas recomendada, não exigida.

Leila comemorou a aprovação da proposta:

"Os jovens precisam de formação integral e, a cada dia mais, temos visto a exclusão da educação física dentro das escolas. Estamos retomando o caminho perdido nesta última década. Vemos hoje crianças obesas, descoordenadas. [O projeto] não é de formação de atletas; escola é para a formação de cidadãos, e a educação física não pode ser excluída disso", afirmou.

O prazo para a adequação dos entes federados à lei será de um ano após a sanção presidencial.

"Fazemos a mais absoluta questão de parabenizar à Comissão de Educação e, em especial, sua relatora, a senadora Leila Barros, que demonstra estar em fina sintonia fina com as necessidades do setor", conclui Toninho.

Escrito por: caz.sinpefesp
Postado: 09/07/2019
Número de Visitas: 288

Return