lang
 
Search
A A A
Estou em:   Notícias > Notícias - Sinpefesp
  |  Entrar

Detalhes


O patamar da solidariedade nas tragédias da natureza e nos conflitos do mundo não pode ser diferente

Untitled Document
O patamar da solidariedade nas
tragédias da natureza e nos conflitos do

mundo não pode ser diferente

 
 
A recente tragédia na Turquia, por um devastador terremoto que matou milhares de pessoas, me provocou profunda angustia de ver sob os escombros crianças e famílias sucumbindo, sob a insuportável dor da morte que deixou rastros dilacerantes nas pessoas que ficaram, como vimos nos emocionantes registros das notícias da imprensa mundial. A dor daquele povo é a minha dor e é a dor de todas as pessoas que têm dentro de sua alma o sentimento de solidariedade e principalmente a pulsante compaixão pela dor de seu próximo.

Essa tragédia me acendeu questionamentos que trago dentro de mim, sobre o que é solidariedade. Mortes sob escombros e famílias destruídas pela eclosão de conflitos , como ocorrem há dez anos na Síria, e mais recentemente na Ucrânia, provocados pelas livres lutas por poderes diversos, também são tragédias que carecem da solidariedade do mundo, porque precisamos tratar a MORTE dessas pessoas, quer por tragédias promovidas pela natureza, quer por tragédias provocadas pela crueldade humana, própria de ditadores como BASHAR ASSAD, WLADIMIR PUTIN, e tantos outros, no mesmo patamar de como devem ser tratadas essas MORTES violentas, com o mesmo espirito de solidariedade.

E é na esteira de minha indignação, das minhas angustias e de meu espírito também inimaginavelmente solidário, que ecoam as minhas perguntas:

– Como devemos olhar esse quase hum milhão de pessoas, mortas no silêncio das bombas destruidoras das recentes guerras? – -Como fazer a introjeção do sentimento de paz no coração desses líderes que se escoram no extermínio de seus povos? Como devemos tratar a pacificação para que as mortes sob os escombros das guerras, que nos são mostram pelas notícias diárias? As dores dessas famílias chorando as perdas de seus filhos, de seus pais, de seus entes queridos, cortam as nossas almas.

Como ser solidário com essas famílias?

Precisamos cultuar a paz, como um princípio natural de solidariedade humana.

Ainda nesta direção, nosso Presidente LULA, disse em recente entrevista, que o Brasil não enviará munição para conflitos. Segundo o presidente, o mundo tem que procurar alguém para encontrar a paz entre Rússia e Ucrânia, pois, até agora, a palavra "paz" é pouco utilizada.

Por derradeiro, trago para o campo de nossas reflexões, texto de Frederico Mayor Zaragoza e Luciana ferraz , PARA O PACTO , PELA PAZ E SOLIDARIEDADE:

- "Todas as vozes de paz unidas podem, em uma imensa ambição, mudar a direção atual e dirigir o conjunto da humanidade – todos diferentes, mas irmanados pelos valores universais – rumo ao destino da harmonia e solidariedade que almejamos."


Antonio Rogério Magri

Ex Ministro da Previdencia Social/Presidente do Sinpefesp



Fonte: UGT/noticias

Escrito por: caz.sinpefesp
Postado: 16/02/2023
Número de Visitas: 174

Return