lang
 
Search
A A A
Estou em:   Notícias > Notícias - Sinpefesp
  |  Entrar

Detalhes


UGTpress: GERAÇÃO PERDIDA

 

 

UGT

UGT press
Nº 0199 - 22 de setembro de 2010


JOVENS SEM EMPREGO: um dos maiores problemas deste início de século é como encaminhar os jovens para a vida adulta. A nova sociedade, com seus apelos e modismos, consegue motivar para o supérfluo, mas não consegue atrair para o trabalho. A falta de empregos agrava essa situação. Em alguns países, a taxa de desemprego entre os jovens chega a 40%. Jovem desocupado significa a possibilidade de inúmeros problemas adicionais. Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) informa que há mais de 80 milhões de jovens sem emprego no mundo e alerta para o risco de uma “geração perdida, constituída de jovens que abandonaram o mercado de trabalho e perderam as esperanças de poder trabalhar e ganhar a vida decentemente”.

NÚMEROS PREOCUPANTES: países com estatísticas sérias mostram o tamanho do problema. Nos países ricos, o número de jovens desempregados passou de 8,5 milhões em 2008 a 11,4 milhões em 2009. Na Grã-Bretanha, 25% dos jovens se sentem “desencorajados para procurar emprego”. Na Espanha, 10% dos jovens desistiram de procurar emprego. O relatório da OIT diz que em 2009, 80,7 milhões de jovens, com idade entre 15 e 24 anos, estavam desempregados. A crise econômica mundial agravou o problema e, em 2008, houve a maior alta nos índices de desemprego entre jovens. No Brasil, os índices de desemprego entre os jovens estão pouco abaixo de 20% e representam também um número preocupante: quase 9 milhões de pessoas jovens desempregadas.

CAMPANHAS POLÍTICAS: cada campanha política é caracterizada por certas tendências. São insubstituíveis as promessas. Em geral, se fizermos as contas do que os candidatos estão prometendo, vamos verificar que os orçamentos não são suficientes para cumpri-las. Também há verdadeiros representantes do antivoto, aqueles candidatos que, por si só, são uma garantia de inutilidade e desperdício, mas que, pela desconfiança generalizada, conseguem milhares de votos. Cada Estado tem suas figurinhas carimbadas. Em São Paulo, o comediante Tiririca parecer ser a bola da vez.

HORÁRIO GRATUITO: os programas gratuitos do rádio e da televisão são os caminhos para a popularização desses tipos impagáveis. Como o voto parlamentar é proporcional ao partido, esses candidatos acabam sendo responsáveis pela eleição de inúmeros colegas, os quais chegam às assembléias estaduais ou à Câmara Federal com pouquíssimos votos. Recordando: às costas do falecido Enéias, elegeram-se nada menos do que quatro deputados federais, um deles com menos de mil votos.

BATALHA PELA INTERNET: a rede de correios eletrônicos internet aceita tudo. A batalha que se trava entre os principais candidatos por meio de seus simpatizantes, chega às raias do ridículo. Informações mentirosas e despropositadas são veiculadas de lado a lado. Muitos inocentes úteis repassam essas informações sem qualquer filtro, ao sabor de suas conveniências. É por isso que, vez ou outra, surge alguém querendo controlar o conteúdo da internet.


UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES

PRESIDENTE: RICARDO PATAH

Rua Formosa , 367 - 4º andar - Centro
01049-000 - São Paulo - SP
ugtpress@terra.com.br

Jornalista: Regina Marilhano Costa - MTB 32-555
Design e Desenvolvimento MagicSite® Internet Solutions

 


Escrito por: franklin.queiroz
Postado: 30/09/2010
Número de Visitas: 2852

Return