lang
 
Search
A A A
Estou em:   Notícias > Notícias - Sinpefesp
  |  Entrar

Detalhes


Protesto em frente à sede do comitê Rio 2016

Untitled Document
Protesto em frente à sede do comitê Rio 2016

Membros de diversos sindicatos filiados a três das principais centrais sindicais brasileiras (CUT, Força Sindical e UGT) realizaram um ato no fim da manhã do último dia 18 de fevereiro.

Foi em frente à sede do comitê Rio 2016, na Cidade Nova. E ocorreu dentro do objetivo de exigir que um dos patrocinadores dos Jogos Olímpicos – a montadora Nissan – respeite o direito à sindicalização de seus funcionários nos Estados Unidos.

O evento contou com a participação ativa do Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo e Região, liderado por José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, que, inclusive, ajudou a intermediar um encontro dos sindicalistas com o embaixador Agemar Sanctos, diretor de Relações Institucionais da Rio 2016. Toninho é Secretário Geral de Esportes da UGT.

Foi o embaixador quem recebeu dos líderes das centrais uma carta-denúncia contra a Nissan.

"A ideia é obter o compromisso de que a Rio 2016 ajude a pressionar a Nissan a permitir que seus empregados se sindicalizem. A carta, inclusive, está sendo encaminhada ao Ministério do Trabalho, por conta da grande repercussão do evento na mídia", afirma o diretor do Sinpefesp, Weber Mathias, presente ao ato.

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, afirmou que, no encontro, Sanctos sugeriu que as denúncias contra a Nissan sejam feitas também a organismos internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

"O embaixador nos recebeu de forma muito cordial e as centrais sindicais expuseram, de forma contundente, a necessidade de a Rio 2016 não permitir que patrocinadores dos Jogos promovam práticas antissindicais, como é o caso da Nissan na fábrica do Mississipi", relatou Patah, acrescentando que Sanctos se comprometeu a levar o caso ao Comitê Organizador dos Jogos e também a procurar o diálogo com a montadora.

Em nota, a Nissan informou que a decisão de se unir ao sindicato é uma escolha apenas dos funcionários, que têm o direito de escolher diretamente seus representantes.

Escrito por: caz.sinpefesp
Postado: 29/02/2016
Número de Visitas: 912

Return