Sinpefesp News - nº 002 - Abril/2010

UM
GRANDE
PASSO
PARA O
PROFISSIONAL
DE EDUCAÇÃO
FÍSICA E
PARA A
MELHORIA DE
QUALIDADE DE
VIDA DO
POVO
BRASILEIRO.

Foi fundada na manhã do dia 26 de março, a FENAPEFI – Federação Nacional dos Profissionais de Educação Física.

A Assembleia - reunindo sindicatos representantes dos trabalhadores do setor no Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Bahia - foi realizada na Rua Manoel da Nóbrega, número 800, onde funciona o sindicato de São Paulo.

A criação do FENAPEFI recebeu o voto favorável de todas as entidades presentes ao ato, exceto o de Minas, que se absteve.

José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, líder do Sinpefesp – Sindicato dos Profissionais de São Paulo e Região - foi eleito presidente da nova entidade, cujo objetivo é o de fortalecer as lutas de uma categoria considerada diferenciada pelo governo brasileiro.

“Essa categoria, unida, será a grande responsável pela definitiva inserção do Brasil como grande potência internacional no esporte. Especialmente devido à realização, próxima, da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e das Olimpíadas do Rio, em 2016. Em tal conjuntura, a participação do profissional de educação física assume papel preponderante”, avalia Toninho.

  Repercussão:

Sergio Luiz Nascimento, presidente do Sinpef do Paraná – “A instituição da FENAPEFI é algo fantástico, na medida em que a entidade exercerá grande papel no processo organizacional da classe”.

Bento Epifânio da Silva Filho, presidente do Sinpef do Mato Grosso – “Essa Federação concretiza os anseios da categoria em nível nacional, pois fortalecerá os sindicatos já existentes e fomentará, com embasamento técnico e jurídico, o surgimento de outros”.

Niger Morie, vice-presidente respondendo, na ocasião, pelo Sinpef do Rio de Janeiro
– “A FENAPEFI consolida definitivamente a profissão de educação física como diferenciada, unindo princípios em torno da edificação de uma categoria forte e combativa”.

Isac Camargo, secretário geral do Sinpef do Maranhão
– “As lideranças reunidas na Assembleia de fundação da FENAPEFI estão conscientes de que deram um passo histórico. Com ela, o profissional de educação física terá voz e vez no cenário político e social do nosso País”.

Leila Gonçalves, liderança que somou forças ao Sinpef do Pará para defender os interesses do Amapá
: “A nova Federação marcará presença na defesa dos trabalhadores mesmo em estados que ainda não têm sindicato, assegurando força de mobilização na discussão das relações entre o capital e o trabalho”.

Jehorvan Carvalho de Melo, presidente do Sinpef da Bahia
– “A FENAPEFI unifica lutas e linguagens no âmbito nacional, podendo legalmente representar estados que ainda não têm entidade representativa. O passo foi dado. Na sequencia, envidaremos esforços para a criação de uma Confederação”.

Cristiano Pinto Oliveira da Rosa, diretor financeiro e representante oficial do Sinpef do Rio Grande do Sul
– “Demos um passo seguro visando o fortalecimento da categoria na busca por condições dignas de trabalho e remuneração dos profissionais no Brasil”.
Os trabalhos foram conduzidos dentro da legislação vigente, com exemplar suporte jurídico.
A solenidade teve a ilustre presença do presidente do CREF-SP, Flávio Delmanto que, em sua explanação, incentivou a proposta de instituição da FENAPEFI como forma de resgatar um passado de trabalhos intensos, nem sempre reconhecidos, desenvolvidos por profissionais tão necessários ao crescimento e solidificação da prática desportiva enquanto arma de busca da plena cidadania de todo um povo.


Vale ressaltar, ainda, as especiais participações no evento de Mauzler Paulinetti, assessor do vereador por São Paulo, Aurélio Miguel, e Marcos Afonso de Oliveira, representando a UGT – União Geral dos Trabalhadores.

Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo
Sede: Av. Manoel da Nóbrega, 800 - Paraíso - São Paulo - SP - Cep: 04001-002
Fone: (11) 3051-6978 - Fax.: (11) 3051-8571