Sinpefesp News - nº 003 - Maio/2010

CARTA ABERTA

Sinal amarelo para o profissionalismo do desporto brasileiro

Um projeto que tramita em Brasília vem mobilizando o profissional de educação física em todo o Brasil, despertando o sentimento de classe que, aliás, será extremamente necessário para fazer evoluir o grau de mobilização de tão importante categoria quando se pensa num Brasil melhor e com mais qualidade de vida.

A proposta, cujo relator é o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), leva o número OLC 09/2010 (antigo PL 5.186/05), que insere o artigo 90-E na Lei Pelé, criando o cargo de “monitor de esporte para ex-atletas”.

O Confef,  entende que tal medida, em apreciação, é absurda,  no que é devidamente endossado pelo Sinpefesp – Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo e Região (com 120 mil trabalhadores sob sua área de influência) e, também,  pela Fenapefi - Federação Nacional dos profissionais de Educação Física, criada para congregar os interesses do setor em todo o País e composta por sete entidades.

Com propriedade, contrário a proposição de Álvaro Dias, o Confef através de seu Presidente, ressalta em documento que circula entre a categoria e administradores de esporte, o seguinte:

“O CONFEF entende que tal medida é absurda, que não só prejudica os Profissionais de Educação Física, mas toda a população brasileira, que perde o direito de ser assistida e orientada no que diz respeito a atividades físicas por um profissional qualificado e capacitado”.


O sinal amarelo está aceso. Se a moção for aprovada, certamente acarretará no desemprego de muitos profissionais que se dedicaram durante anos para se capacitar, e arcaram com o alto custo das mensalidades para obter um diploma universitário.

A categoria, vale salientar, vem dando uma demonstração de união em defesa de seus direitos inalienáveis, através CREF – SP  na figura dos Profs. Flavio Delmanto e Vladimir Fernandes  atual presidente, apoiado nesta luta pelos Sindicatos da categoria de outros estados, e em especial, o do Rio de Janeiro.

Nas últimas semanas, estamos verificando outras manifestações de repúdio, nos mais diferentes estados da União, fortalecidas pela existência de um abaixo-assinado já composto de milhares de assinaturas.

O senador, todavia, não parece se abater, pois manteve o artigo em seu texto.

O assunto merece amplo diálogo para que injustiças e equívocos sejam evitados.

Deve ser precedido de debates amplos, gerais, transparentes e democráticos, principalmente num momento em que o Pais está se preparando para sediar uma Copa do Mundo de Futebol e uma Olimpíada, e o Ministério do Esporte, com total apoio de governos e prefeituras, estará realizando, em junho próximo, a III Conferência Nacional do Esporte, destinada a pensar em um plano decenal de realizações em tão essencial segmento.

Acreditamos no empenho de cada senador da República, na concretização de abertura de canais de diálogo, antes de qualquer decisão.

Para tanto, estamos enviando esta carta, aberta a população e aos senhores parlamentares, para que, acolham a defesa de salvaguardar os direitos da categoria.

José Antonio Martins Fernandes
Presidente da Federação Paulista de Atletismo
Presidente do Sind. Prof. Ed. Física de SP e Região
Presidente da Federação Nacional Prof. Ed. Física


Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo
Sede: Rua Manoel da Nóbrega, 800 - Paraíso - São Paulo - SP - Cep: 04001-002
Fone: (11) 3051-6978 - Fax.: (11) 3051-8571