Sinpefesp News - Informativo do Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo e Região
- nº 004 - Outubro/2010 -

Com a realização, em 2014, da Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, um importante segmento econômico, político e social do nosso País estará mais do que aquecido: o do esporte.

O cenário atual está mais do que favorável, permitindo a todos que sempre acreditaram na prática esportiva como alavanca propulsora de saúde, educação, cidadania e melhoria de qualidade de vida concretizar sonhos acalantados há décadas e décadas.

Vamos aproveitar o momento para discutir nossas experiências como gestores do desporto, profissionais de educação física, atletas, aficionados e os que direta ou indiretamente encontram-se envolvidos em tão importante setor da nossa sociedade.

Dentro dessa filosofia, o Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo e Região (Sinpefesp) decidiu abrir um espaço, em seu site, para a fundamental prática de se exercer o direito à palavra.

Acreditamos que, assim, estaremos prestando um serviço democrático para o nosso Brasil, com todos colaborando com sugestões e opiniões para fortalecer ainda mais os mecanismos relativos ao pleno desenvolvimento do esporte.

Mas como escrever? Como por no papel tudo o que se acha e pensa?

Muita gente fica nesse impasse e, por receio, acaba não dando o seu recado...

Ora, escrever não tem segredo. Comece com uma letra maiúscula. Termine com um ponto final. E, no contexto do texto, coloque as suas convicções, sem medo.

Acredite. Agindo assim você estará colaborando por um Sindicato melhor e, também, por um País melhor.

O site do Sindicato, representante legal da categoria dos profissionais de Educação Física de São Paulo e Região, é o seguinte: www.sinpefesp.net.


Ouvidoria, mais um serviço do Sinpefesp para você.

Dentro da filosofia de priorizar, sempre, os interesses da categoria, o nosso Sindicato está inaugurando mais um importante canal de comunicação.

Trata-se do setor de Ouvidoria, que poderá ser utilizado para o envio de críticas construtivas, devidamente respondidas após criteriosa análise.

Para a importante função de Ouvidor, destacamos o companheiro Luís Roberto Rodrigues, profissional de relações públicas com diversas e valiosas experiências na área de esportes.

Rodrigues acumulará, ainda, o gerenciamento da área de relações institucionais do Sinpefesp.

Democracia começa dentro da nossa própria casa. Assim estamos procedendo para fortalecer ainda mais os anseios do profissional de Educação Física.

Veja o currículo do Ouvidor do Sinpefesp:

Luiz Roberto Rodrigues - Profissional de relações públicas, teve diversas experiências na área do esporte, criando e desenvolvendo projetos, organizando eventos e chefiando delegações.

Atuando na área de Relações Públicas de uma empresa multinacional, onde trabalhou no período de 1963 a 1991, teve as seguintes participações na área do esporte:

  • 1978 –  Presidiu a Associação Desportiva Classista (1978 a 1984);
  • 1980 – Coordenou a participação da empresa no projeto adote um atleta, promovendo a adoção de 5 atletas da modalidade de tênis de mesa;
  • 1982 – Coordenou a participação da empresa no projeto adote um atleta, promovendo a adoção de 8 atletas da equipe de atletismo do SESI da Cidade de Santo André – SP (1982 a 1989).
  • 1985 - Criou, implantou e acompanhou o desenvolvimento do projeto “Adhemar Ferreira da Silva” na Cidade de Ponta Grossa – PR. (1985 a 1991);
  • 1987 – Idealizou e coordenou a fundação da ABESP – Associação Brasileira das Empresas e Sociedades que patrocinam o esporte;

Atuando como Gerente de Esportes de uma Universidade, onde trabalhou no período de 1996 a 2005, teve as seguintes participações e resultados:

  • Organizou o Troféu Adhemar Ferreira da Silva de Atletismo Internacional Universitário (1996 a 2004);
  • Coordenou a participação das 23 equipes esportivas da Universidade em torneios Paulistas e Brasileiros. Nessa participação acumulou as conquistas de 8 títulos do troféu eficiência da FUPE e de 3 títulos de Campeão do JUBS – Jogos Universitários Brasileiros, em 4 participações.
  • Chefiou a Delegação da Seleção Brasileira Universitária de Futebol Masculino, em 1997 na Cidade de Palermo – Itália;
  • Chefiou a Delegação da Universidade no Campeonato Sulamericano de Futebol Masculino Universitário realizado em 1998, na Cidade de Punta Del Este no Uruguai, sagrando-se campeão;
  • Chefiou a Delegação da Seleção Brasileira Universitária de Futebol Feminino em 2001 que participou do campeonato mundial, realizado na Cidade de Pequim – China, sagrando-se campeã mundial.

Atuando como diretor do Instituto Memorial do Salto Triplo:

Coordenou a elaboração e edição de um livro sobre o salto triplo brasileiro.



Grande abraço


José Antonio Martins Fernandes

Presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), do Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo e Região (Sinpefesp) e da Federação Nacional dos Profissionais de Educação Física (Fenapefi)


Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo
Sede: Rua Manoel da Nóbrega, 800 - Paraíso - São Paulo - SP - Cep: 04001-002
Fone: (11) 3051-6978 - Fax.: (11) 3051-8571