lang
 
Estou em:   Notícias > Notícias - Sinpefesp
  |  Entrar

Detalhes


Sinpefesp participa de ato da UGT contra juros extorsivos dos cartões de crédito

O nosso Sindicato marcou presença na manifestação feita pela UGT – União Geral dos Trabalhadores – feita no último dia 9 de maio contra os juros abusivos dos cartões de créditos.

O ato se deu em frente a uma operadora de crédito internacional localizada na Avenida Faria Lima, importante artéria da Zona Oeste da capital paulista.

“Os juros chegam a comprometer 50% do orçamento familiar, deixando o brasileiro refém do sistema bancário. Isso sem contar a carga tributária, pesada, que cada qual tem que levar nos ombros. Não pode haver qualidade de vida nesse cenário”, opina o líder da categoria dos profissionais de educação física de São Paulo e Região, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

No mesmo dia 9, à tarde, o mesmo protesto se repetiu, desta vez no Viaduto do Chá.

Vale ressaltar que dados da Associação Nacional dos Executivos de Finança apontam: as empresas de cartões de crédito adotam taxas médias mensais no crédito rotativo de 10,89% (238,3% ao ano).

Para o presidente da central, Ricardo Patah, “o mais importante é utilizar o cartão a favor do trabalhador e da trabalhadora. Compre o que se pode pagar”, aconselha. “Se uma pessoa fizer uma compra e depois parcelar em algumas vezes, e depois não conseguir quitar, por qualquer motivo, no segundo mês, quando for pagar no 3º, 4º mês, os juros vão ser tão elevados que os juros vão ser mais altos que o próprio valor da mercadoria. Muita gente está enterrada, literalmente, em dívidas, por conta desse cartão”, acrescenta.

A central vai distribuir 1 milhão de cadernetas para que os trabalhadores planejem melhor seus gastos. Além disso, pretende divulgar um levantamento para orientar o trabalhador para que ele possa, a partir das taxas de juros divulgadas, escolher a que melhor convém.

Nas manifestações estiveram presentes os seguintes companheiros do nosso Sindicato:: Geraldo, Weber, Adauto e Dennis.

 

Escrito por: caz.sinpefesp
Postado: 25/05/2012
Número de Visitas: 3075

Return