O Sinpefesp nasce de uma necessidade que sempre se caracterizou para os, abnegados do esporte, em objeto precípuo: valorizar o profissional de Educação Física, dar condições para aprimorar cada vez mais seus conhecimentos e, como resultado, melhorar a vida do brasileiro, na medida em que o esporte revela-se sinônimo de educação, de saúde, alimentação, cultura e socialização. A importância do profissional de Educação Física como agente de desenvolvimento social de uma Nação é primordial. Ninguém, em sã consciência, pode negar tal fato. Não há partido político que levante vozes de discórdia. Portanto, o que falta é vontade de fazer, de construir, de fazer história e vê-la acontecendo. Assim, o Sinpefesp procederá dentro da seguinte estratégia:
- Defesa da Cidadania: O sindicalismo moderno não deve apenas criticar o que está errado, mas apresentar soluções. Seu papel é o de interagir, firmemente, para a melhoria da relação capital e trabalho. Como as nuvens, as situações políticas e de metas mudam a todo tempo. E o sindicalista precisa estar atento a todo e qualquer acontecimento que pode vir e influir na qualidade de vida não só de seus filiados mas do ser humano. O diálogo sempre será a principal arma. Só através dele estaremos contribuindo efetivamente pela defesa das condições de cidadania que caracterizam um povo que respeita e confia em suas instituições;
- Formação de Dirigentes Sindicais: Através de esforços conjugados com entidades co-irmãs e centrais sindicais como a UGT, o Sinpefesp investirá no surgimento de novas lideranças que venham a colaborar com seu patrimônio cultural e de atitude para o verdadeiro desenvolvimento da categoria. O Brasil vive crise de desemprego, de arrocho salarial, de certa fragilidade em suas instituições.
A filosofia moderna que o Sinpefesp implantará é a de, através de cursos específicos, investir no surgimento e no crescimento de novas lideranças que, no futuro, tenham total condição de dar segmento a um trabalho democraticamente usado no passado e no presente. Combinaremos permanentemente a renovação e a experiência.
- Capacitação Profissional: O Sinpefesp não lutará apenas por melhores salários e reconhecimento do profissional de Educação Física. Sabedores que somos da importância da categoria para o desenvolvimento do Brasil em quesitos importantes como esporte, saúde, educação, cultura, alimentação e sociabilização temos o dever de acompanhar as condições de capacitação profissional dos recursos humanos que levarão adiante essa valorosa missão. Desenvolveremos permanentes cursos de capacitação profissional, inclusive expedindo diplomas que poderão ser utilizados pelo profissional em seu currículo. Além disso, através de um saudável processo de parceria, pretendemos agir nas faculdades, universidades e demais seguimentes de orientação do profissional de Educação Física do futuro. Nossa obrigação é a de zelar para que o proponente esteja preparado para cuidar adequadamente de gente.
- Informatização: Quando falamos em dotar o Sinpefesp de um parque de informática de última geração expressamos a nossa filosofia quanto ao que pretendemos no sentido da comunicação. Há um velho axioma que diz que quem detém a informação detém o poder, ou seja, as melhores condições de bem administrar. Em nossos dias, a notícia deve ser passada em tempo real. Assim procederemos, com eficiência e eficácia. Além da comunicação, investir na informatização do Sinpefesp facilitará e facilitará todos os procedimentos de ordem administrativa, desburocratizando ações.
- Fortalecer e Ampliar a Base Sindical: São nada menos que 600 municípios localizados no estado de São Paulo e que configuram a área de atuação do Sinpefesp. O trabalho de organização de base será hercúleo. E absolutamente prioritário. Fortalecer a base sindical significa que, através de contatos com todas as entidades afins, buscaremos lideranças que, em sintonia fina, representem os direitos do profissional e do Sindicato em suas regiões. Aumentar a base não significa aumentar sua capacidade geográfica. O que queremos é que o trabalho seja desenvolvido de forma precisa, eficaz e com os resultados esperados e desejados pela categoria que representamos. Por ser uma entidade nova o Sinpefesp, lógico, passará algum tempo se organizando e aparelhando devidamente para dar contornos à máquina que surgirá como espelho da categoria. A participação de todos será por demais necessária. Nenhum rincão da área sob nossa influência será deixado à mingua ou tratado de forma diferenciada.
- Acompanhamento Político: Num sistema globalizado como o de nossos dias, o sindicalismo precisa atuar nas mais diversas esferas de decisão (Executiva, Legislativa e Judiciária).
A categoria dos profissionais de Educação Física não incorrerá no erro de deixar de participar, como voz e vez, do cenário político nacional e internacional. Afinal, uma entidade que se preza precisa estar devidamente inserida dentro de um contexto e não se exilar.
O Sinpefesp vai acompanhar, divulgar e debater os projetos de lei de interesse da categoria e da cidadania do brasileiro, especialmente nos aspectos de legislação trabalhista, sindical e previdenciário.
- Convênios: O Sinpefesp tem absoluta consciência de que o desenvolvimento de parcerias e convênios é essencial para o fortalecimento da entidade e, também, dos objetivos de seus associados. Portanto, sempre se utilizará de tal fórmula para assegurar benefícios de toda ordem para sócio e familiares.