lang
 
Estou em:   Notícias > Notícias - Sinpefesp
  |  Entrar

Detalhes


“Exercise is Medicine” - Esclarecimentos CREF4/SP e SINPEFESP

“Exercise is Medicine”



Nota de esclarecimento a respeito do programa - CREF4/SP.

09/10/2012 

O Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – CREF4/SP informa que obteve pessoalmente, através do seu Presidente Flavio Delmanto e do Conselheiro Georgios Stylianos Hatzidakis, esclarecimentos a respeito do programa "Exercise is Medicine", do American College of Sports Medicine. Segundo veiculado pela imprensa, o referido programa será implantado na rede estadual de saúde do Estado de São Paulo, numa parceria entre o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) e a Secretaria de Saúde do Estado, para capacitar médicos e outros profissionais da área da saúde a "prescreverem" atividades físicas, informação que motivou questionamentos de membros da sociedade em geral, mas principalmente dos Profissionais de Educação Física, que têm por determinação a prerrogativa de atuarem nas áreas ligadas às atividades físicas e ao desporto (art. 3º, da Lei Federal nº. 9.696/98). 

De maneira muito clara o Dr. Victor Matsudo, presidente, e Drª. Sandra Matsudo, diretora científica do CELAFISCS, esclareceram aos Diretores do CREF4/SP que a imprensa traduziu de maneira equivocada o termo "prescription" do projeto original, que pode referir-se tanto aprescrição quanto orientação. Os médicos garantiram que a capacitação do "Exercise is medicine" tem por objetivo fazer com que os profissionais na área da saúde passem a acrescentar a recomendação de atividades físicas em seus receituários, orientando os pacientes a procurarem um Profissional de Educação Física. Clique aqui para acesso a nota de esclarecimento divulgada pelo CELAFISCS.

Diante disso, o CREF4/SP se adianta a possíveis dúvidas por parte dos interessados e informa a toda a sociedade, principalmente aos Profissionais de Educação Física, que os Drs. Victor e Sandra Matsudo confirmaram a informação de que os médicos e outros profissionais da área da saúde não utilizarão o programa supracitado para fins de contrair a competência técnica para prescreveratividades físicas, mas sim recomendá-las e encaminhar o paciente ao acompanhamento de um Profissional de Educação Física.

Como de costume, o CREF4/SP interveio e sempre intervirá em assuntos que tratarem de ameaças à autonomia profissional de seus registrados. Trata-se inclusive de ação que visa garantir atendimento ao interesse coletivo da população, que busca através do Profissional de Educação Física o alcance da saúde e da plena qualidade de vida.

São Paulo, 08 de outubro de 2012.

FLAVIO DELMANTO
Presidente
 
Esclarecimento sobre natureza de atuação - SINPEFESP

“Exercise is Medicine”. Esse é o nome do programa do American College of Sports Medicine que será implantado na rede estadual de saúde do Estado de São Paulo.

Isso será possível através de uma parceria entre o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) e a Secretaria de Saúde do governo paulista.

O objetivo é o de capacitar médicos a prescreverem atividades físicas a seus pacientes.

Isso gerou questionamentos diversos, especialmente dos Profissionais de Educação Física.

Diante do impasse, o Dr. Victor Matsudo e a Drª Sandra Matsudo, respectivamente presidente e diretora científica da CELAFISCS, afirmaram que houve um problema de interpretação quando da tradução do enunciado do programa. E que o certo é o termo orientação e não prescrição.

Os médicos garantiram que a capacitação do "Exercise is medicine" tem por objetivo fazer com que os profissionais na área da saúde passem a acrescentar a recomendação de atividades físicas em seus receituários, orientando os pacientes a procurarem um Profissional de Educação Física.

Assim sendo, os médicos e outros profissionais da área da saúde não utilizarão o programa supracitado para fins de contrair a competência técnica para prescrever atividades físicas, mas sim recomendá-las, encaminhando o paciente para devido acompanhamento por parte de um profissional de Educação Física.

São Paulo, outubro/2012.

José Antonio Martins Fernandes
Presidente SINPEFESP

Escrito por: caz.sinpefesp
Postado: 15/11/2012
Número de Visitas: 3044

Return