lang
 
Estou em:   Notícias > Notícias - Sinpefesp
  |  Entrar

Detalhes


Sessão solene homenageia profissionais de Educação Física na Câmara Municipal de São Paulo

Por iniciativa do vereador Aurélio Miguel, uma das mais marcantes figuras do esporte brasileiro e mundial, foi realizada, na noite de 2 de setembro, na Câmara Municipal de São Paulo, Sessão Solene em Homenagem aos profissionais de Educação Física, cujo dia é comemorado em 1º de setembro.

Concorrida, a solenidade contou com a participação de lideranças importantes, entre elas o presidente da Sessão, vereador Rubens Calvo; o secretário municipal de Esportes, Celso Jatene; o presidente da UGT, Ricardo Patah; a conselheira do CREF-SP, Claudia Cezar de Sousa; o chefe de gabinete de Aurélio Miguel, Carlos Bortolli e o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo e Região, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

Em seu discurso, Toninho foi enfático ao demonstrar a importância da categoria homenageada, especialmente quando o Brasil se prepara para a realização de dois importantes eventos mundiais como a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“O profissional de educação física vai passar por um momento de afirmação de sua grandeza no cenário político e social do nosso País. Determinado como categoria diferencida, obteve a oportunidade de ter seu Sindicato representativo. Um Sindicato forte que, nos últimos anos, triplicou o valor do piso salarial dos trabalhadores e jamais fechou acordo coletivo junto aos segmentos patronais sem aumento real de salários, ou seja, com índice de reajuste acima da inflação”, afirmou Toninho, intensamente aplaudido.

Assim como os demais oradores da noite, o presidente do Sinpefesp destacou a importância da prática esportiva enquanto arma propulsora de saúde, educação, cultura e inserção social.

“A força da categoria é tão grande que motivou o envio de uma carta à presidenta Dilma Roussef recheada de reivindicações. Pedidos que ela encaminhou a órgãos competentes para estudo e execução”, revelou Toninho, que também é diretor de Esportes da UGT e presidente da CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo.

Em entrevista à imprensa, logo após o evento, Toninho relatou as moções encaminhadas à Presidência da República. São elas:
  • Que se adote uma Política Nacional de Incentivo ao Esporte nas escolas;
  • Que se determine ao Ministério da Educação, a adoção de uma Política Nacional de Incentivo ao Esporte nas Escolas, com objetivo de desenvolvimento da personalidade das crianças e adolescentes, bem como hábitos de atividade física através do esporte, melhorando assim os índices de saúde e diminuindo os riscos de vulnerabilidade social;
  • Que se valorize a figura do Profissional de Educação Física, agente primordial de tal engenharia social;
  • Que se cumpra a Lei que instituiu o Profissional de Educação Física enquanto categoria diferenciada na íntegra;
  • Que se elimine a informalidade que, a exemplo de outros segmentos da economia brasileira, também campeia no Esporte, mediante severa fiscalização do Ministério do Trabalho em todos os seguimentos esportivos;
  • Que haja harmonia de ações para que o Brasil possa encarar os desafios que se lhe apresentam de forma digna e oportuna, tanto na engenharia do cimento quanto na dos recursos humanos;
  • Que os profissionais de Educação Física nas escolas sejam devidamente registrados no CREF – Conselho Regional de Educação Física – e Confef – Conselho Federal de Educação Física, inclusive como proteção para aqueles que venham a praticá-los;
  • Que o Ministério da Educação, atualize os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física), dando ênfase às práticas esportivas de base, tais como o atletismo, modalidade mãe de todas as outras, na medida em que lida com movimentos básicos do ser humano como andar, correr, saltar, arremessar e lançar, promovendo benefícios à saúde;
  • Que na grade escolar, na parte relativa à educação Física, seja obrigatória a matéria atletismo;
  • Que os profissionais de Educação Física tenham representante no Conselho Nacional de Esporte.
  • Grande amigo da categoria, pela qual sempre lutou, o vereador Aurélio Miguel não participou do evento por estar no Rio de Janeiro onde, durante a realização do Campeonato Mundial de Judô, recebeu diversas e justas homenagens.

    Profissionais e lideranças laureados

    Ao longo do evento, diversas personalidades receberam placa de homenagem dada pelo Sinpefesp:

    Sr. Celso Jatene
    Sr. Ricardo Patah
    Profª Maria José
    Prof. Adilson Pereira Ramos
    Prof. Amaury Russo
    Sr. Frederico Wilde
    Sr. José Estevão Cocco 
    Prof. Aristides de Mello
    Sr. José Carlos de Oliveira 
    Prof. Rinaldo Reis
    Prof. Avelino Garcia Neto
    Sr. Jorge José Farah Neto
    Sr. Cezar Roberto Leão Granieri 
    Sr. Leandro Lopes de Oliveira



    Escrito por: caz.sinpefesp
    Postado: 05/09/2013
    Número de Visitas: 2707

    Return